Conferencias e Ausencias

Estávamos todos a jantar quando veio á "baila" um convite que recebi para participar em mais uma conferencia, desta vez em Viena, saiu logo uma exclamaçao do outro lado da mesa.
- Outra vez! a mae e uma data de homens a falar!
Nao pude deixar de rir, para a minha filha de 9 anos os "homens" nao passam de rapazes grandes e segundo ela, eles só se interessam por desporto e filmes, enfim nao tem uma brincadeira ou conversa de jeito, tal como (dançar horas a fim ao som das Pussy Cat dolls!).
Ainda que por varias vezes lhe tenha tentado explicar o conteudo das conferencias ou das reunioes, é pura perda de tempo ela nao entende! e por um lado por culpa nossa e ainda bem!

Quando em algumas dessas conferencias se apercebem, normalmente pelo "estranho" nome que trago na placa ao peito que sou Portuguesa, desfazem-se num inumero de felicitaçoes pelo brilhante numero de mulheres Portuguesas a exercer actividades profissionais, em comparaçao com os outros Paises da EU. O tratado de Lisboa etc...
Logo a seguir a derradeira pergunta:
Qual o segredo do sucesso? Normalmente sou evasiva...
o que eu gostaria de responder era que as mulheres Portuguesas se destacam pela Ambiçao de Realizaçao Pessoal e Profissional.
Mas a dura realidade é que na maioria o fazem por necessidade e carregando nas costas o sentimento de culpa de nao executarem o seu papel de mae adequadamente.

Como a explicaçao exaustiva das minhas actividades á minha pequena, passaria por esta realidade, prefiro adia-la e deixa-la acreditar, tal como eu, que o futuro depende do empenho e preserverança que pomos nas nossas accoes.

Elsa

Comentários

Ica disse…
Então, mas o que fazes? e dás conferências sobre que temas?

Beijinhos

RIta
Sousas disse…
Rita,
Obrigado pela visita e comentários,
Eu faco parte de um pequeno grupo de mulheres europeias que ousa trabalhar na ciencia, desde 1998 que trabalho num centro de investigacao na Holanda, sou func. da comissao Europeia, e como as instituições EU tem de servir de modelo em questões de participacao feminina e igualdade de direitos. em 2001 fui nomeada para participar num grupo criado a nivel da EU para defender e supervisionar as implementacoes das leis, estudar os numeros e denuciar situacoes de desigualdade no feminino.... ( dá pano para mangas!) para alem das minhas funçoes normais dentro do meu instituto. muitas conferencias e seminarios relacionados com a participacao da mulher a nivel da investigacao, Academia etc.
BJ
Elsa

Mensagens populares deste blogue

O Blogger Del Dia